Terça-feira, 29 de Maio de 2007

A minha arma é: o meu sorriso.

Sorrir não é o mesmo que rir. O sorriso é silencioso, o sorriso revela delicadamente o interior de quem sorri,enquanto o riso é mais uma extroversão.

Saber sorrir é algo de muito importante, porque o poder de um sorriso é imenso. Saint-Exupéry diz: "No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele".

Segundo o que eu sei, ele há sorrisos: marotos, lindos e belos, há os fascinastes, os divertidos, os cativantes, os alegres, os felizes e os contentes, mas também os tímidos, os acanhados, os melancólico, e os inseguros, há os sinceros, e os que encantam, uns que valem mais que mil palavras, os para todas as ocasiões, ah e há o tal famoso e enigmático, o da Mona Lisa, há 1001 blogs dedicados ao sorriso, e há o mais importante, o Mil Sorrisos. Mas agora imagina-se só, que até há no Brasil, no estado de Mato Grosso, uma cidade chamada: Sorriso. Há mesmo, quem o estude, e coloque em causa a sua origem: se "ele" é Cultural ou Genético. Segundo a Dr.ª Sílvia Helena Cardoso: "O sorriso é um dos sinais de comunicação com um sentido universal: ele expressa alegria, felicidade, afeição, gentileza, zombaria. O sorrir é um automatismo dos músculos da face que ocorre em resposta a determinados estados mentais, mas ele pode e é usado para transmitir informação. Em suas varias formas, o sorriso aparece em todas as culturas humanas, em todas as épocas. O Prof. Irenaus Eibl-Eibesfeldt, fundador da etologia humana, estudou as expressões faciais de mais de 200 culturas, dos índios xavantes aos esquimós, e descobriu que o sorriso sempre aparece da mesma forma e tem as mesmas funções, como uma expressão facial de fundo emocional, e com claras funções sociais. No entanto, ao contrário do que se pensa, o sorriso parece ser determinado geneticamente e não culturalmente. "... hummmm curioso, interessante, não é?

 

Descobri também, que Eugénio de Andrade escreveu sobre ele:

 

O Sorriso

Creio que foi o sorriso,

O sorriso foi quem abriu a porta.

Era um sorriso com muita luz

lá dentro, apetecia

entrar nele, tirar a roupa, ficar

nu dentro daquele sorriso.

Correr, navegar, morrer naquele sorriso.

 

Em conclusão e cá para mim e de coração o digo:

Normalmente o sorriso pode ou não traduzir um estado de alma, eu pessoalmente sorriso sempre, mesmo quando a minha alma anda adoentada, porque nunca sabemos quando alguém precisava do nosso sorriso. Li por ai que: "Um sorriso significa muito. Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o oferece; dura apenas um segundo, mas a sua recordação, por vezes, nunca se apaga." Pois eu concordo, e subscrevo... Eu, cá tenho em mim uma "arma" que é: insubstituível, indispensável, inigualável, fundamental, necessária, obrigatória, genuína, autêntica e simples. Essa "arma" que brota de mim de uma maneira muito natural, que é: o meu sorriso...

Assumo: Eu tenho a mania de sorrir. 

(Um sorriso) 
música: "Paciência" João Pedro Pais e Mafalda Veiga
sinto-me:

publicado por SV às 23:53
| comentar
4 comentários:
De Doce a 1 de Junho de 2007 às 10:29
Não sei... se a vida é curta...
Não sei... Não sei... se a vida é curta ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve,
palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo: é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta,
nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira e pura...enquanto durar.


De Mikas a 31 de Maio de 2007 às 18:52
E tu tens um sorriso tão bonito, moça :).
No entanto nem toda a gente é externamente sorridente por natureza. Pessoas há que quase tem de fazer um esforço para se lembrarem de sorrir por fora, o que não significa que por dentro não estejam a sorrir.. não sei se me fiz entender... Eu sou um desses casos de pessoa aparentemente de rosto tristonho ou sisudo mas creio que sabes que de sisuda nada tenho.
Beijocas chérie*


De Doce a 30 de Maio de 2007 às 16:08
Sábias palavras...
Mas há sorrisos que se pagam caros, são esses sorrisos que devemos evitar!
Muitas das vezes acontece fazer-mos sorrir alguém sem um unico sorriso esboçar-mos. Para mim são esses os sorrisos que contam, aqueles que nada pedem em troca, os puros e sinceros.
Eu trocaria td pra ver alguém sorrir porque o/a fiz sorrir...
Há imensas maneiras de sorrir certo? eu por ex sorrio com os olhos, é neles que se pode ver o meu sorriso.
Diz-se que é bom sorrir, pois... eu acho que é o meu ponto fraco, já que nao consigo esconder as emoçoes, sempre que os meus olhos sorriem é porque estou feliz.
Dificil é saber como está quem por norma sorri sempre... ai entra o sentimento, e ou se sente, ou não se sente... eu sinto.


De mil sorrisos a 30 de Maio de 2007 às 12:10
Sorrisos ... Há melhor remédio para as dores da alma? Há melhor maneira de mostrar um rol interminável de sentimentos? Recordo-me de um texto que estava em voga quando eu era adolescente e que dedicávamos aos colegas e amigos no final dos anos lectivos (lembram-se daqueles livrinhos de dedicatórias?|) Reza assim:

Sorri,
sorri sempre,
mesmo que o teu sorriso seja triste,
pois mais triste que o teu sorriso triste
é a tristeza de não saber sorrir...

Beijos e Mil Sorrisos :o)))
Sandra


Comentar post