Domingo, 6 de Maio de 2007

Que ousadia a minha!!!

 

Depois de ter principiado o meu Blog com um poema de António Gedeão, teria que obrigatóriamente fazer já uma homenagem ao Grande Poeta, Fernando Pessoa.

 

Após ter lido duas possíveis definições para a palavra ARTE que foram: 1. a ARTE é: um conjunto de preceitos ou regras para bem dizer ou fazer qualquer coisa; e 2. a ARTE abstracta é: a Arte que procura representar a realidade abstracta e não as aparências da realidade tangível; foi na sequência destas duas reflexões, que me atrevi a juntar a minha arte de principiante na fotografia, à Arte de bem saber escrever do Grande Poeta, que numa harmonia, muito singela e particular, deu este Post. Quem me conhece sabe que sou ousada por natureza, por isso aqui esta toda a minha ousadia no seu “auge”.

Meu Deus, leio e releio o Grande Poeta e sinto que tanto me dizem as suas palavras, frases e textos…será que?... Hummmmm na, não acredito, não pode ser...não, não posso pensar em efectuar mais nenhuma ousadia, com as suas palavras!!!

O que sei e tenho a certeza, é que continuarei a lê-Lo e a tentar interpretar as suas palavras, frases e textos, sempre com o mesmo entusiasmo e prazer que fiz até hoje.

 

Escolhi estes três pequenos textos, como poderia ter escolhido outros quaisquer Dele! Mas porque escolhi estes e não outros?!!! É mesmo, por isso…porque nestes três, está lá muito do que sinto neste momento. E é neles, que tenho o atrevimento e a ousadia para "enlaçar" três das minhas fotografias.

Que ousadia a minha!!!

 

 

 

         Arte e a Vida

 

 

A arte baseia-se na vida, porém não como matéria mas como forma. Sendo a arte um produto directo do pensamento, é do pensamento que se serve como matéria; a forma vai buscá-la à vida. A obra de arte é um pensamento tornado vida: um desejo realizado de si-mesmo. Como realizado tem que usar a forma da vida, que é essencialmente a realização; como realizado em si-mesmo tem que tirar de si a matéria em que realiza.

Fernando Pessoa, in 'Ricardo Reis - Prosa'

 
 
 
 

O Jogo de Forças 

 

A beleza começou por ser uma explicação que a sexualidade deu a si-própria de preferências provavelmentente de origem magnética. Tudo é um jogo de forças, e na obra de arte não temos que procurar «beleza» ou coisa que possa andar no gozo desse nome. Em toda a obra humana, ou não humana, procuramos só duas coisas, força e equilíbrio de força - energia e harmonia.

Perante qualquer obra de qualquer arte - desde a de guardar porcos à de construir sinfonias - pergunto só: quanta força? Quanta mais força? Quanta violência de tendência? Quanta violência reflexa de tendência, violência de tendência sobre si própria, força da força em não se desviar da sua direcção, que é um elemento da sua força?

Fernando Pessoa, in 'Correspondência'

 
 
 
 
 

A Razão é Incompetente para Determinar uma Verdade  

 

Todo o conhecimento vem dos ou pelos sentidos; porém não sabemos quantos são os sentidos (quantos sentidos há). Sentidos chamamos nós àqueles dispositivos da mente pelos quais toma conhecimento (recebe uma impressão de que qualquer coisa existe, e de que essa coisa apresenta determinado aspecto). A razão, ou intelecto, nem percebe, nem cria; tão-somente compara, e, por comparação, rectifica e elabora, os dados que os sentidos ministram. A razão é, portanto, incompetente para determinar uma verdade, por isso que não pode determinar um facto, mas só compará-los com outros.

 

 

Fernando Pessoa, in 'Textos Filosóficos e Esotéricos

sinto-me:

publicado por SV às 16:15
De Nickless Maria a 11 de Maio de 2007 às 18:27
Começo por um imenso sorriso... :o)))))))))))))) Escolhi este post para comentar por duas razões: as palavras do Fernando e as tuas imagens...que combinação pertinente! São duas das minhas paixões, as letras e a fotografia. e tu fizeste-me o favor de as unir e fundir. Obrigada!
Quero desejar-te muita sorte com este cantinho, que ele te recompense a todos os níveis. Eu já sou cliente! ;o))
Beijo grande


De SV a 13 de Maio de 2007 às 15:43
Nickless Maria, pertinente são as várias "coisas" que vamos descobrindo que temos em comum...e tanto e tanto e cada vez mais. E já sabes o meu cantinho é também o teu cantinho...aparece sempre! Beijo.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.