Sexta-feira, 3 de Agosto de 2007

O Desejo Comanda a Vida?

 

 

"A vida é curta e tediosa: passa-se inteira no desejar. Adiam-se para o futuro o repouso e as alegrias, muitas vezes até à idade em que os melhores bens, a saúde e a juventude, já desapareceram. Essa época chega e ainda nos surpreende em meio a desejos; estamos nesse ponto quando a febre nos arrebata e extingue: caso nos curássemos, seria apenas para desejarmos por mais tempo.

Jean de La Bruyére, in 'Do Homem'

 

(Costuma-se dizer que é o sonho que comanda a vida. Penso que  eles, os sonhos, acabam por nos limitar demasiado a vida. Passamos demasiado tempo atrás de um sonho, (quantas e quantas vezes inatingíveis), e acabamos por perder demasiado tempo da nossa tão curta vida. Eu cá para mim, e muitas vezes me ouvem dizer isso: acho que devemos gastar tempo realmente com quem o gasta connosco, deverá ser uma troca constante de dar e receber, e vice-versa. Cada vez mais considero certa, esta minha "filosofia" de vida.

Agora pergunto eu, desejos e sonhos serão a mesma coisa? Pois bem, fui ver e descobri que segundo o dicionário Sonho: é conjunto de ideias e imagens mais ou menos confusas e disparatadas, que se apresentam ao espírito durante o sono; utopia; ficção; fantasia; visão; aspiração; e o Desejo, ainda segundo o mesmo dicionário, é: aquilo que se deseja; apetite; anseio; propósito; intuito;  querer. Ora bem ... Ideias disparatadas e Utopias???? ou Intuito e Querer??? hummmmmmm, sim, sim parece-me melhor o desejo... não? Pois bem, eu fico-me pelo que julgo que seja o melhor: o desejo a comandar a vida.)

(Um Sorriso)

 


sinto-me:

publicado por SV às 20:30
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.